top of page

Formação

Como Viver bem a Quaresma

A quaresma é um tempo de preparação e purificação, onde todo cristão, por meio das liturgias, da Santa Eucaristia, das confissões e das práticas necessárias ao tempo, como a caridade, oração e a esmola, se prepara para a festa mais importante do nosso tempo litúrgico, a PÁSCOA.

Por: Leilane Zamboni (RessuPlay), atualizado em 03/03/2022 às 22h01

shutterstock_quaresma_redentorista-577435_1028-686-0-0.jpg

Esse é um tempo de caridade, de doação, de se ter o desejo de ajudar o próximo, buscando se enxergar a totalidade do ser humano.

"Hoje Deus quer de nós obras de caridade. Não seria boa aquela piedade que cortasse os braços da caridade". – São Camilo

Sendo assim, podemos seguir os seguintes passos para bem viver esse tempo quaresmal:

Primeiramente a “Oração”, porque esse tempo é onde mais oramos, e com mais intensidade e isso é indispensável para nos prepararmos bem para a Páscoa.

Depois, fazermos o “Jejum”, que é uma prática mais interior que exterior, não se trata apenas de deixar de comer, ou beber algo, mas sim de um propósito.

Jejuar não significa estar de dieta e sim de uma prática espiritual que nos faz ter uma intimidade maior para com Deus, para nossa conversão.

Podemos jejuar não somente de alimentos, mas também, de tudo que nos afasta de Deus e de Sua presença.

Segue-se com a “Caridade”, que deve ter um lugar especial durante a toda a Quaresma. O pleno exercício da caridade nos prepara para chegarmos santificados à Páscoa. Devemos viver a caridade de forma mais especial para com aqueles que nos cercam.

Assim como disse São Camilo: “Nada nos une mais a Deus do que a caridade”. E, de fato, o que precisamos na Quaresma é desta aproximação com Deus.

1_K-ZYNtBDVlSfBSjI3Urjkw.jpeg

Assim como disse São Camilo:

 

“Nada nos une mais a Deus do que a caridade”.

 

E, de fato, o que precisamos na Quaresma é desta aproximação com Deus.

Por fim, devemos “Renovar nossas esperanças” para que esses 40 dias de preparação se tornem um tempo de conversão, de estarmos mais próximos à Cristo, semelhantes à Ele.

É uma caminhada em busca de Jesus Ressuscitado, um período de penitência e mortificação, em busca de ressurgir com Cristo, renovar nosso batismo de renascer através do amor de Deus. Temos que ter a consciência que do que temos que fazer nesse tempo, de aproveitarmos ele da melhor maneira possível, nos comprometendo verdadeiramente com isso.

Que busquemos, de fato, o que somos convidados nesse tempo: o jejum, a esmola e a oração.  

Tem dúvidas? Comente:
bottom of page